2 de dezembro de 2016

marrocos

A viagem deste ano foi a Marrocos. 9 dias: Marraquexe e todo o caminho para o sul do país [Atlas, Tizi N’Tichka, Ait-Ben-Hadou, Zagora, Merzouga, Ourzazate, Gorges Dades] até ao deserto. Passeio de camelo, dormir num acampamento berber, acordar para ver o nascer do sol nas dunas [experiência inolvidável!]. Tenho aqui as fotos empatadas há séculos para vos mostrar. 

Impressões gerais do país e conselhos: 

1. Experiência muitíssimo sensorial. As luzes, cores e cheiros [seja a especiarias ou a esgotos a céu aberto] são frenéticas e fazem parte do encanto do país. Até a sujidade faz parte do encanto. [Juro!]

2. A não ser que vão com pacotes tudo-incluído [hóteis de luxo, transfers, guia turístico, etc. e tal]  que não foi o meu caso é um país muito cansativo. Preparem-se para, a toda a hora, vos tentarem extorquir dinheiro de todas as formas e feitios (algumas elaboradas!). 

3. Tagine, tagine, tagine everywhere. É bom mas enjoei rapidamente. Passados dois dias já tudo sabia a tagine! 

4. Preparem-se para chorar pelos candeeiros e tapetes maravilhosos que não vão ter espaço para trazer na mala. 

5. Não regatear é quase uma ofensa. Se está à venda por 100, ofereçam 25. 

6. Respeitem a cultura do país. Apesar de, especialmente Marraquexe, ser muito turístico e estar super adaptado a todo o tipo de turistas, no sul do país e em povoações mais pequenas pode não ser exactamente igual. Não é preciso ir de burca mas algum decoro e não mostrar as coxas nunca fez mal a ninguém.

7. A arquitectura é maravilhosa. Os pátios interiores, os candeeiros, as fontes, os mosaicos coloridos, as plantas, as portas, senhores! Só de portas aleatórias [lindas!] tenho umas 387804 fotos. 























































6 comentários:

  1. É tudo tão bonito! Adoraria um dia visitar Marrocos.

    ResponderEliminar
  2. Então então...não mostrar pernas e ali a 4ª foto....que descaramento :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso foi no primeiro dia, tinha acabado de chegar da Europa, super ocidental! ;) (como se vê nas outras fotos, depois andei bem mais tapadinha! :D )

      Eliminar
  3. Acompanhei algumas fotos no insta... Brutais!! Gostei dos conselhos, é sem dúvida um destino a visitar :)

    ResponderEliminar